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Concessionárias investem em marketing de varejo para driblar concorrência

O mercado automobilístico está em pleno aquecimento. De janeiro a maio deste ano, 1,41 milhão de carros já foram produzidos no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O crescimento de 3,7% em relação a 2009 aumenta a disputa entre as concessionárias e exige ações diferenciadas de marketing para se destacar neste mercado.


Especialista em marketing para varejo e merchandising em ponto de venda, Bira Miranda – diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing-, afirma que o grande diferencial deste setor é o foco em vendas. “Atendemos várias clientes nesta área e, por isso, sempre buscamos criar ações que revertam para o aumento da efetivação de compra. Para tanto, estamos atentos às pesquisas de mercado e, principalmente, ao entendimento das necessidades dos clientes – o que ele precisa, como ele reage aos estímulos, o que interfere na compra”.

Ele destaca a necessidade do trabalho das marcas nas mídias tradicionais e digitais para se diferenciar dos concorrentes. “Há três anos iniciamos o trabalho de construção de imagem e relacionamento para a concessionária Orca Chevrolet. Para isso, criamos um site institucional com conteúdo informativo, hot site especial de ofertas, newsletter semanal com conteúdos de entretenimento, geração de conteúdo para Twitter e Facebook e campanhas publicitárias. Graças à solidez do planejamento, em várias ocasiões a empresa foi líder de vendas em Belo Horizonte e conquistamos um grande número de seguidores online. Hoje, podemos garantir que 16% do fluxo à concessionária são gerados pela internet”, conta Miranda.

Mais do que planejar é preciso também reconhecer oportunidades de mercado. Na busca pelo aumento das vendas, concessionárias da mesma montadora, ainda que concorrentes, chegam a se associar. “Para alavancar o volume de negociação de três concessionárias (Líder, Orca e Jorlan) criamos um jornal de ofertas com anúncios das três empresas. A ação foi possível graças à padronização das ofertas nas revendedoras concorrentes. Juntamos competidores de mercado para abordarmos os consumidores de uma forma mais impactante e com baixo custo”, conta o diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing.
Para o diretor da TOP 10 Marketing & Promoção, Fabiano Carreira, o crescimento significativo das vendas de veículos no primeiro trimestre de 2011 deve-se aos investimentos no fortalecimento das marca e lançamento de produtos, além da queda nos preços. “Mas não basta ter preço bom, a concessionária precisa realizar ações de marketing para divulgar o produto. As ações, quando bem planejadas, atingem a grande maioria dos clientes”, conta Carreira.

Recentemente a TOP 10 realizou ações de fortalecimento da marca e divulgação da nova loja da concessionária JAC Motors em Belo Horizonte. “Foram feitas ações de Blitz promocionais em diversos pontos estratégicos da cidade, com promotoras e homens setas sinalizando as lojas, distribuição de panfletos para o público segmentado, trio elétrico, mulheres bandeira e personagens infantis. O objetivo é aproveitar a chegada da marca na cidade para incrementar as vendas e tornar a JAC conhecida no mercado, estreitar relacionamento e prospectar clientes”, completa Carreira.

Fonte: Segs


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