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Pós-venda: um excelente negócio

Como está o seu serviço de pós-venda de veículos? A resposta pode estar na taxa de fidelização dos clientes.

O lojista de veículos sabe que o resultado da equação bom atendimento + qualidade da oferta é determinante na hora de fechar negócio. Mas essa conta não fecha quando é o concorrente que leva o seu cliente.

Com as margens mais apertadas o serviço de pós-venda passou a ser protagonista no balanço mensal das revendas. O que era antes visto como uma obrigação imposta pelas montadoras, hoje é trabalhado como extensão da marca.

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Existem muitas ferramentas para se gerenciar o pós-vendas da sua loja. Imagem: freepick

Mas de que forma o serviço de pós-venda pode trazer benefícios tão relevantes ao dono de uma concessionária? Vamos avaliar:

Conhecer o consumidor

Não bastam mais o tapete vermelho e a chuva de confetes para passar a sensação de que o cliente foi tratado como merecia. Passamos também do tempo dos opcionais personalizados. Para que o atendimento ao cliente supere às suas expectativas deve-se usar todas as ferramentas para conhece-lo. Pode ser via cadastro em troca de acesso a promoção, formulário no site, interesse demonstrado nas redes sociais ou uma ligação. Saiba a idade, se tem filhos e o estilo de vida de cada um.

O consumidor conhece você

Tenha certeza disso, o consumidor já conhece você. Ele pesquisou na internet, conversou com os amigos e testou o produto quando andou de Uber. Quando entrou em sua loja não foi para perder tempo nem para aproveitar uns minutos do ar condicionado. Foi para fechar um bom negócio, que pode ser algo que só a sua loja possa oferecer: um reconhecido pós-venda.

Quem conhece, confia

Confiança! É isso que um proprietário de veículo procura. Quando seu vendedor conhece o cliente e o cliente também conhece a loja, tudo fica mais fácil. Mas este relacionamento que começa na negociação é só o início de uma longa jornada. A fidelização se dá a partir do momento que o proprietário retorna após a compra. Seja para uma revisão, instalação de opcionais ou compra de um novo veículo. Para isso mantenha os canais de comunicação sempre ativos por telefone, redes sociais ou correios.

Sabemos que o bom atendimento deve estar alinhado com os valores da concessionária. Invista em treinamentos, palestras, encontros e cafés com a equipe. A motivação deve estar sempre alta.

Comece pelo básico

Algumas redes contam com parcerias que ajudam a entregar verdadeiras experiências ao cliente. Se não é o caso da sua revenda, não se preocupe, mas ofereça o básico. Uma ligação ou mala direta no aniversário, um contato próximo ao período de revisão ou convite para test-drive no modelo de lançamento.

Tenha na assistência técnica um elo com o cliente. Mais do que fidelização, você poderá ganhar uma indicação.
Boas pós-vendas!


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